MOTOCICLETA 5º PARTE)
Prevenção de Acidentes: A proteção individual do motociclista profissional é feita pelo uso dos seguintes equipamentos
Capacete: Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (artigos 54 e 55), o motociclista só poderá circular nas vias utilizando capacetes de segurança com viseira ou óculos protetores específicos, não sendo permitido o uso de óculos comuns, de sol ou de grau. Os passageiros de motocicletas também deverão utilizar este equipamento de segurança.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o capacete reduz em 30% o risco de morte e em 67% de traumatismo cranio entre os motociclistas.
O uso do capacete deve atender as seguintes regras: 1) Estar afixado à cabeça; 2) Possuir selo de certificação do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia; 3) Possuir adesivos reflexivos de segurança de pelo menos de 18 cm colados na frente, nas laterais e na parte traseira; 4) O capacete do motociclista que exerce a atividade remunerada deverá possuir faixa refletiva com 40 cm de comprimento, 3,5 cm de largura e a inscrição: ''Aprovado Denatran''. 5) Usar a viseira de padrão cristal quando dirigir à noite. O o não atendimento destas regras é uma infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 191,54. Além disso, o motociclista tem o direito de dirigir suspenso e a carteira de habilitação recolhida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário