MOTOCICLETA 8º PARTE)
Cabos: 1] Lubrificar os cabos, colocando óleo em seu interior. Com o tempo, os cabos acumulam sujeira dentro da capa, dificultando a movimentação interna. Freios: 2] Verificar se os cabos não estão dobrados ou fazendo curvas desnecessárias, pois, com o tempo, os cabos desfiam e endurecem, acabando por se partir. 3] Empurrar a moto desligada e acionar um dos freios suavemente a moto deve para de imediato. Tão logo o freio seja solto, não deve ficar agarrando. Repetir o procedimento com ou freio. 4] Verificar folgas dos freios dianteiro e traseiro. 5] Regular e lubrificar o sistema de freios. 6] Verificar semanalmente o nível do fluido se o freio for hidráulico. Observação: Se o fluido estiver abaixo do mínimo estipulado, pode ser vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. Luzes e Parte Elétrica: 7] Verificar se todas as luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel) estão funcionando. Observação: Qualquer problema em um desses equipamentos é considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a penalidades. Filtros de óleo e de ar: 8] Limpar ou substituir o filtro de óleo de acordo com a recomendação do fabricante. 9] Limpar o filtro de ar a cada 3000 km. A limpeza é feita com gasolina que, depois, deve ser retirada com água ensaboada - é preciso deixar o filtro secar. Isto evita o desgaste prematuro dos anéis e cilindros do motor. Observação: O motor que anda com sujeira tem seu rendimento diminuído, consumido mais combustível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário