1) O famoso quadro “Independência ou Morte”, foi pintado na Itália, por encomenda do Império, e entregue em 1888, 66 anos depois da proclamação. O pintor da obra, Pedro Américo, nem era nascido em 1822. E era muito comum essas encomendas serem “maquiadas” e receberem pompas que, de fato, não ocorreram.
2) Na pintura, Dom Pedro aparece cercado pela Guarda Imperial, que ainda não havia sido criada. Além disso, o fardamento dos soldados é incompatível com a roupa usada na época para longas viagens.
3) E por falar em pompa, está vendo esses belos cavalos? Então, na verdade eram jumentos que eram usados para subir a Serra do Mar.
4) O grito não aconteceu às margens do riacho do Ipiranga, como sugere o quadro e a letra do Hino Nacional. D.Pedro deu o grito de liberdade no alto da colina perto ao riacho, onde sua tropa esperava que ele se aliviasse de um mal-estar intestinal.
5) O Brado do Ipiranga não foi um contemplado por muitas pessoas. O momento foi testemunhado por apenas oito pessoas e a guarda que acompanhava D. Pedro I era composta por, no máximo, 15 soldados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário