O lixo jogado no chão pode contaminar o solo e entupir os bueiros, causando alagamento. Ele também pode parar nos rios, deixando-os sujos e causando danos aos peixes e à população da sua cidade. Nunca jogue papel de bala, embalagem de sorvete ou qualquer outro tipo de lixo no chão. Coloque na lixeira mais próxima.
No site BVS - Biblioteca Virtual em Saúde, apresenta dicas e registra que os recursos naturais da Terra são finitos e cuidar do lixo representa cuidar da saúde e do ambiente.
- reduzir o consumo de supérfluos;
- não comprar por impulso. Planejar e consumir somente o necessário;- evitar o excesso de embalagens e o consumo de descartáveis;
- reaproveitar embalagens de latas, metais, plásticos;
- utilizar bem o papel, usando os dois lados da folha para escrever, imprimir ou copiar;
- reciclar papéis, vidros, metais e alguns tipos de plásticos que podem ser utilizados como matéria prima na confecção de novos produtos.
Aprendi com minha professora, que quando o lixo não é reciclado, ele vai parar em lixões a céu aberto, onde contamina o solo e os rios subterrâneos. Como dica, antes de jogar o lixo doméstico fora, separe o lixo reciclável.
Com algumas pequenas atitudes você pode ajudar o meio-ambiente e proteger a sua saúde de doenças transmitidas pelo lixo!
Fonte: SindsegSC – Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário