Significado do Folclore Brasileiro
O que é o Folclore Brasileiro:
Folclore brasileiro é a junção de lendas, contos, mitos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.
O folclore do Brasil é formado com base na mistura de tradições típicas das várias culturas que formam a identidade na nação, com destaque para a portuguesa, indígena e africana.
Além das histórias, costumes e lendas de personagens criados a partir da cultura popular desses povos, o folclore brasileiro também é composto por festas, brincadeiras, crenças, comidas típicas e outros costumes que eram transmitidos oralmente entre as diferentes gerações.
Devido a diversidade cultural do país, o Brasil tem um folclore muito rico. No entanto, apenas a partir do século XIX é que começou a ganhar importância e destaque por parte de autores e intelectuais.
O Brasil celebra o Dia do Folclore em 22 de agosto, data esta que costuma ser celebrada principalmente nas escolas de todo o país.
Principais Lendas do Folclore Brasileiro
As lendas misturam acontecimentos reais e históricos com personagens e elementos de fantasia e procuram sempre explicar fatos misteriosos ou sobrenaturais.
O imaginário folclórico do Brasil é recheado com diferentes personagens fantásticas. Aliás, cada região do país assume uma história típica de determinada personagem do Folclore. Confira algumas das mais populares:
Lenda do Curupira
Protetor das florestas, plantas e animais silvestres.
Essa está entre as lendas mais populares do país. De acordo com o mito, Curupira ("demônio da floresta") é uma entidade sobrenatural que habita as florestas, assumindo a responsabilidade de proteger a fauna e a flora do ataque de caçadores.
Para os indígenas da região norte do país, o Curupira é conhecido como Caipora ou Caiçara. Essa criatura é caracterizada por ter o corpo coberto por pelos vermelhos, dentes verdes e os pés virados para trás.
Aliás, essa última peculiaridade é usada para enganar as pessoas que tentam segui-lo. Elas acabam por se confundir ao olhar para as pegadas que indicam o caminho ao contrário daquele que o Curupira de fato seguiu.
A lenda ainda conta que o Curupira tem a aparência de um menino e que está sempre montado em um porco-do-mato. Por ser uma personagem que habita às florestas é comum que a sua popularidade seja mais forte na região amazônica.
Saiba mais sobre o Curupira.
Lenda do Boto cor-de-rosa
Engravida as mulheres e desaparece.
Outra lenda de origem indígena e bastante popular na região norte do país (Amazônia). O boto (espécie de golfinho dos rios) seria um animal mágico que, durante as festividades juninas, se transforma em um homem muito bonito, conquistador e comunicativo.
As principais características do Boto é o fato de estar totalmente vestido de branco e com um grande chapéu, que usa para esconder um buraco em sua cabeça (que nada mais é do que as narinas do animal que não desapareceram após a sua metamorfose em ser humano).
O Boto escolhe a moça mais bonita da festa, a seduz e depois leva para o fundo do rio, onde a engravida. Por isso, a lenda diz que quando a mulher engravida misteriosamente a culpa é do Boto.
Essa história é muito comum para tentar justificar a gravidez fora do casamento, principalmente nas comunidades ribeirinhas da região amazônica.
Lenda do Saci-Pererê
Adora fazer travessuras. Protetor das florestas, principalmente das ervas medicinais.
Este é outro mito bastante popular em todo o país. A lenda do Saci-Pererê fala sobre um menina negro que usa um gorro vermelho, fuma cachimbó, anda com uma perna só e adora fazer travessuras.
Ao contrário das outras lendas, a história do Saci teria se originado em grupos indígenas da região sul do Brasil. No entanto, com a popularidade do mito, existem versões da lenda em todas as regiões do país.
O Saci mora nas florestas e adora fazer pegadinhas para assustar as pessoas que entram em seu habitat sem a sua autorização.
Leia também sobre a Cultura afro-brasileira.
Lenda da Cuca
Bruxa velha com cabeça de jacaré que come crianças desobedientes.
A Cuca é descrita como uma bruxa de aparência velha, com cabeça de jacaré e grandes garras.
A lenda conta que a Cuca habita as florestas e gosta de raptar crianças desobedientes. Quem for pego pela Cuca é usado como ingrediente para as refeições da criatura maléfica.
Esta é outra personagem bastante popular em todo o país. O escritor Monteiro Lobato (1882 - 1948) foi um dos principais responsáveis em disseminar a lenda da Cuca por todo o Brasil, através das histórias da obra Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Lenda da Mula-Sem-Cabeça
Mulher que não guarda sua virgindade para o marido vira mula-sem-cabeça.
Esta criatura sobrenatural é descrita como uma mula que solta fogo no lugar onde deveria ser a sua cabeça.
Essa lenda tem um cunho moral e machista muito forte, pois representa a punição pela quebra da castidade das mulheres. Toda a mulher que se apaixonar por um sacerdote (padre) seria transformada em mula-sem-cabeça.
Outas versões dizem que a mulher que tiver relações sexuais com algum homem (namorado, principalmente) antes do casamento, será enfeitiçada e se transformará em mula-sem-cabeça.
A origem dessa lenda é incerta, mas a sua popularidade no Brasil é evidente. Ainda segundo a história popular, a mula-sem-cabeça corre pelos campos e florestas soltando relinchos muito altos, assustando pessoas e animais por onde passa.
Saiba mais sobre a Mula-Sem-Cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário