Visitando Natal? Conheça 11 curiosidades sobre o Rio Grande do Norte!
Nada melhor do que visitar um novo destino conhecendo um pouco mais sobre sua história e cultura local. É uma forma de você se inserir naquele meio e se sentir mais integrado no ambiente, além de permitir que você aproveite mais a região.
Nesse cenário, se você e sua família pretendem curtir as férias em Natal, certamente também vão gostar de saber das curiosidades do Rio Grande do Norte no geral.
Além das deslumbrantes paisagens, areais branquinhas, veleiros que se perdem no horizonte, belíssimas produções artesanais e hotéis de ótima qualidade, o Estado potiguar também está repleto de cultura e histórias interessantes que encantam tanto os turistas quanto os moradores.
Neste artigo, reunimos algumas das principais curiosidades do Rio Grande do Norte para você conhecer mais sobre essa bela região. Confira!
1. Significado do nome potiguar
É provável que você já tenha ouvido falar que os nascidos no estado do Rio Grande do Norte são chamados de potiguar, certo? No entanto, se não sabe o motivo desse termo, vamos lhe explicar agora. A origem dessa famosa expressão vem de uma tribo indígena tupi, que existia na região.
O termo potiguar na língua tupi significa “comedor de camarão” . Esse nome foi dado aos habitantes da região por tradicionalmente consumirem esse crustáceo.
2. Natalenses foram os primeiros brasileiros a experimentar as gomas de mascar
Quando a cidade de Natal serviu de base americana durante as batalhas da Segunda Guerra Mundial, as gomas de mascar passaram a ser vendidas para as tropas com o principal objetivo de relaxar e diminuir o estresse dos civis e dos combatentes americanos.
Após a guerra, o sucesso das gomas continuou e se espalhou por todo o país. Foi aí que ela passou a ser objeto de comercialização em massa. Atualmente é uma guloseima que é muito apreciada por todos os brasileiros.
3. O esquibunda foi inventado em Natal
O esporte teve início entre os natalenses. O seu surgimento é curioso. Devido à impossibilidade de praticar surf em dias de poucas ondas no mar, os moradores criaram uma alternativa para se exercitar, só que em vez da água, utilizaram as dunas como o local escolhido para se divertir.
Ao praticar essa atividade, a pessoa só precisava sentar em uma tábua de madeira e descer sobre as dunas. Vale lembrar ainda que essa modalidade, atualmente, está proibida.
4. O mar do estado é o segundo mais salgado do mundo
Uma das curiosidades sobre o Rio Grande do Norte é o fato do mar que cobre a costa potiguar ser o segundo mais salgado do mundo, perdendo apenas para o Mar Morto, no Oriente Médio.
Daí a explicação das cidades de Areia Branca, Mossoró e Macau serem as maiores produtoras salinas do Brasil e responsáveis por abastecer o mercado interno de todo o país.
5. Natal é a “capital mundial do buggy”
Não por acaso que a cidade de Natal é conhecida como a “capital mundial do buggy”. Afinal, a grande extensão do território somada a tantas coisas incríveis para curtir, como ver os dromedários, visitar as inúmeras praias locais e conhecer as dunas, permite fazer tudo isso de uma forma bem diferente, pois passear de buggy é a melhor escolha.
Acrescentando a isso, o turista pode escolher por fazer o percurso de um jeito divertido, optar por qual a velocidade que quer passear, se “com emoção” ou “sem emoção”. Existem muitas agências de turismo local que oferecem o passeio.
6. A dança forró foi apelidada pelos americanos
A expressão “Forró” (famoso estilo musical e de dança regional) teve origem americana. Quando eles estiveram por aqui, eles introduziram os bailes abertos na região. E o nome das festas era “for all”, que traduzido, significa “para todos”.
7. O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo do país
O Estado é o maior produtor de petróleo em terra e de sal marinho do Brasil. Além disso, a região também tem grande influência no ramo agropecuário, com destaque para o setor da carcinicultura, fruticultura irrigada e a pecuária. O Estado também ganha importância na indústria têxtil (seu parque DIM em Macaíba e o DIM de Natal/Parnamirim são fundamentais para a movimentação da economia potiguar), além das estações de tratamento e de processamento de petróleo e gás natural da Petrobrás, situadas na cidade de Guamaré.
8. A região já serviu como base aérea para a tropa dos Estados Unidos
Durante a Segunda Guerra Mundial, os americanos se estabeleceram no local. Conhecida como “esquina do Brasil”, a faixa que vai do litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte é tida como aquela que tem maior projeção para o Atlântico formando uma espécie de ângulo agudo.
É, portanto, uma região considerada como excelente posição estratégica de guerra. A base que foi instalada ali foi considerada fundamental para a vitória da Batalha da Normandia.
9. Natal é conhecida como a “Terra do Camarão”
A capital do Estado apresenta uma rica gastronomia feita com pratos típicos à base de camarão: camarão ao alho e óleo, aos quatro queijos, camarão na moranga, com catupiry, ao molho de ervas, com carne de sol etc.
10. O Parque das Dunas é o segundo maior parque urbano do país
O Parque Estadual Dunas de Natal é conhecido como o segundo maior parque urbano sobre dunas de todo o Brasil. A sua extensão compreende uma área de 1.172 hectares e já é reconhecido pela UNESCO como parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira.
11. O mar de Natal é a segunda melhor região de mergulho do Brasil
As águas claras e tranquilas permitem uma boa visibilidade, além da rica diversidade da fauna e flora submarina que impressiona os visitantes. A região de Maracajaú, Pirangi e Perobas são consideradas excelentes pontos para a prática de mergulho aberto no Brasil, atrás apenas do arquipélago de Fernando de Noronha.
Aposto que depois de ter conferido algumas das curiosidades do Rio Grande do Norte, com certeza você ficou mais interessado em conhecer a região. Apenas ressaltamos também que existem outros lugares interessantes que valem a pena a visita. Portanto, comece já a montar o seu roteiro de viagem e venha conhecer este encantador estado nordestino.
O que achou deste artigo? Gostou? Então compartilhe este post nas redes sociais. Quem sabe você não encontra amigos para fazerem a viagem junto com você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário