O SENHOR É O SUSTENTO DA MINHA VIDA

JESUS TE AMA

OLÁ! SEJAM TODOS BEM-VINDO VOCÊ É MUITO ESPECIAL JESUS TE AMA

REVOLVER MAPS

Resultado de imagem para foto da bandeira de israel

GRAND CRU /PB

Endereço: R. Marcionila da Conceição, 1365 - Cabo Branco, João Pessoa - PB, 58045-050 É SÓ FALAR COM VICENTE BARBOSA E FAÇA UMA ÓTIMA VISITA E COMPROVA Horas: Aberto ⋅ Fecha às 17:30 Telefone: (83) 3512-2825

PETISCARIA DA ROSA

Da Rosa Petiscaria oferece para você a melhor comida caseira da Região, tudo preparado com muito carinho e higiêne para você. Cardápio vareado e entrega super rápida. Bateu aquela fome, é só ligar que eremos deixar até você. Obs. Entregamos em alguns Bairros da Zona Norte.
Watssap 98751 -2454

MORRE AOS 70 ANOS O GRANDE CAMPEÃO MUNDIAL PELO FLAMENGO, EX -ATACANTE REINALDO ELE PASSOU POR VÁRIOS CLUBES AMÉRICA -RN, ABC DE NATAL, INTERNACIONAL E NÁUTICO

Reserva de Nunes no Mundial Interclubes, ele também foi campeão da Libertadores de 1981 e fez história com as camisas de América-RN, ABC, Sa...

Resultado de imagem para windjetes com versículos da bíblia

BLOG ALEXANDREPFILHO MINHAS MEMÓRIAS E RECORDAÇÕES: NOTÍCIAS MAIS LIDA DO DIA

NOTÍCIAS AGRÍCOLAS

O .melhor atendimento da Zona Norte. Entrega rapida

FLÁVIO GÁS O .melhor atendimento da Zona Norte. Entrega rapida Whatsapp: 98853 -5799
PEIXARIA DEUS É FIEL BOA TARDE AOS AMIGOS DO GRAMORÉ VAMOS APROVEITAR A GRANDE PROMOÇÃO DA PEIXARIA DEUS É FIEL QUERENDO FAZER UMA VISITA FICA LOGO ALI NA AVENIDA PIRASSUNUNGA EM FRENTE AO TERMINAL DE ÔNIBUS NO CONJUNTO GRAMORÉ, BAIRRO LAGOA AZUL QUERENDO INFORMAÇÕES É SÓ FALAR COM A IRMÃ PRICILA OU SEU ESPOSO É ÓTIMOS PEIXES PEIXES DE PRIMEIRISSIMA QUALIDAE VENHAM E FAÇAM UMA VISITA A PEIXARIA DEUS É FIEL

domingo, 22 de agosto de 2021

CURIOSIDADES SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO OBRA DE LUIS DA CÂMARA CASCUDO

Folclore brasileiro na obra de Câmara Cascudo

O folclore brasileiro na obra de Câmara Cascudo tem papel crucial, já que esse autor tinha grande interesse pela cultura popular de nosso país.
Luís da Câmara Cascudo foi um dos maiores pesquisadores da cultura popular brasileira

Para se compreender bem a história de um país, é necessário não apenas se debruçar sobre os documentos oficias que são acumulados desde sua origem ou ainda sobre documentos da alta cultura (instituições religiosas, artes eruditas etc.), pois também se faz necessário o estudo das tradições populares, da cultura popular. Nesse sentido, o trabalho dos folcloristas, isto é, dos estudiosos da cultura popular, torna-se indispensável. No Brasil, muitos foram aqueles que se dedicaram ao estudo das nossas tradições populares, mas, entre esses muitos, destacou-se a figura de Luís da Câmara Cascudo.

Luís da Câmara Cascudo, ou simplesmente Câmara Cascudo, nasceu em Natal (Rio Grande do Norte) em 30 de dezembro de 1898. Apesar de ter nascido nessa cidade, Câmara Cascudo estudou em Recife, Pernambuco. Foi também no estado de Pernambuco que começou a se interessar pelos mais diversos assuntos relacionados com as artes e com as disciplinas humanísticas, como história, direito, antropologia e sociologia.

Desde a sua primeira obra, Alma Patrícia (uma espécie de biobibliografia de escritores do Rio Grande do Norte), publicada em 1921, Cascudo demonstrou uma enorme capacidade de catalogar personagens históricos e seus respectivos sistemas de pensamento. Ainda na década de 1920, ele começou a se interessar por literatura e pela tradição dos contos, lendas e narrativas populares, como as que eram impressas nos cordéis e vendidas nas feiras nordestinas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1939, Câmara Cascudo publicou a obra Vaqueiros e cantadores: folclore poético do sertão de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, sua primeira obra tipicamente folclorista, que inauguraria uma vertente de estudos importantíssima para se compreender o Brasil sertanejo. Nessa e em outras obras, Cascudo, mais do que proceder como analista e crítico desses materiais, estava interessado em compilá-los, em registrá-los para a posteridade de estudiosos.

Na década de 1940, Cascudo publicou mais três obras importantes: Antologia do folclore brasileiro (1943), Geografia dos mitos brasileiros (1947) e Os holandeses no Rio Grande do Norte (1949). Na década de 1950, seu trabalho mais lido e comentado veio a público, o famoso Dicionário do folclore Brasileiro (1951). A essas, seguiram-se inúmeras outras obras, não apenas restritas ao campo da pesquisa folclorista, mas também no campo da sociologia e da antropologia, no qual, ao lago de Gilberto Freyre, foi um dos pioneiros a escrever sobre a história da alimentação no Brasil.

Publicado por Cláudio Fernandes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O boitatá é um personagem do folclore que tem formato de uma cobra de fogo que expele suas chamas contra quem quer destruir as florestas e os campos.
Boitatá
Acesse o site e conheça mais sobre a lenda do boitatá. Saiba como essa lenda é contada em várias partes do Brasil e quais são suas principais características.
Boto-cor-de-rosa
Clique para conhecer mais detalhes da lenda do boto-cor-de-rosa, ser que se transforma em homem para conquistar mulheres nas festas ribeirinhas.
Bumba meu boi
Conheça a origem do bumba meu boi. Saiba os nomes que seus festejos recebem pelo país e quais são os personagens que fazem parte dessa dança.
O curupira é personagem de uma lenda do folclore brasileiro que surgiu nos povos indígenas e que foi relatada, pela primeira vez, no século XVI.
Curupira
Clique para saber mais sobre a lenda do curupira! Aprenda sobre a origem dessa lenda e qual é o significado do nome desse ser do folclore brasileiro.
Iara
Conheça a história de Iara, lenda presente no folclore brasileiro. Veja o que caracteriza esse ser e como essa história surgiu.
Lobisomem
Clique aqui e conheça detalhes sobre a lenda do lobisomem. Veja onde essa narrativa surgiu, conheça diferentes versões dela, e saiba como ela chegou ao Brasil.
Mula sem cabeça
Clique e acesse este texto para conhecer mais sobre a mula sem cabeça, uma tradicional figura do folclore brasileiro. Conheça a origem dessa lenda.

 

 Fonte: Por Claudio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário