Dia do Médico: confira 5 curiosidades sobre a profissão
No dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico. O profissional da Medicina é responsável por diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes. Um médico pode atuar tanto no setor público, quanto no privado, alguns exemplos de locais são: clínicas médicas, postos de saúde e laboratórios.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para Medicina
A profissão é uma das mais cobiçadas entre os vestibulandos, tanto que, o curso de Medicina sempre está presente na lista dos mais concorridos. Na Fuvest 2022, a nota de corte mais alta era a de Medicina. Na Unesp 2021, esta graduação também foi a que exigiu a maior pontuação para ir à segunda fase.
Leia mais: Quanto ganha um médico infectologista no Brasil?
+ Como é ser um médico plantonista?
5 curiosidades sobre a profissão e o curso de Medicina
Para celebrar o dia 18 de outubro, descubra 5 fatos que talvez você ainda não conheça sobre o curso de Medicina e a profissão de médico.
1. Existem mais de 50 especialidades médicas
2. O Dia do Médico foi inspirado no Dia de São Lucas
A origem do Dia do Médico está relacionada a crenças da Igreja Católica. Isso porque dia 18 de outubro também é o Dia de São Lucas, um santo cristão que foi médico e, por isso, se tornou o padroeiro da Medicina. Inspirado nessa figura sagrada, instituiu-se a mesma data para homenagear os médicos.
Veja também: Melhores faculdades de Medicina de São Paulo
3. A profissão exige um registro
Para atuar como médico não basta um diploma em Medicina. É preciso, obrigatoriamente, se registrar em um órgão especializado e adquirir o Registro Médico, chamado de CRM. Esse procedimento deve ser feito junto ao Conselho Regional de Medicina, um órgão estadual vinculado ao Conselho Federal de Medicina (CFM).
Confira: É possível cursar Medicina pelo Fies?
4. Para se tornar médico é preciso estudar muitos anos
A graduação de Medicina é uma das mais longas que existem. A maioria dos cursos duram entre quatro e cinco anos. Enquanto isso, a formação em Medicina leva, em média, seis anos para ser finalizada. Aqueles que desejam se especializar precisam encarar ainda mais dois ou três anos, no mínimo, de estudo e de residência médica.
Entenda melhor: Veja qual faculdade é mais fácil de passar em Medicina
5. Santa Catarina é o estado com a maior média salarial
Um dos fatores que mais cativam os estudantes na escolha de um curso é o salário. Um médico pode ganhar mais de R$ 10.000. No Brasil, a remuneração varia conforme Estado, mas o que possui a maior média salarial é Santa Catarina: segundo dados do Ministério do Trabalho e Educação (MTE), apurados pela Quero Bolsa, na cidade de Videira (SC) o salário médio da profissão é de R$ 11.289,46.
Leia também: 50 melhores faculdades de Medicina, segundo o MEC
Teste vocacional para Medicina:
Se você ainda não tem certeza que quer cursar Medicina ou quer confirmar sua escolha, vale a pena fazer um teste vocacional direcionado ao curso. A Quero Bolsa oferece esse recurso de forma gratuita. Basta você clicar no botão abaixo, responder as questões e conferir seu resultado!
Como estudar Medicina?
Apesar de ser um dos cursos mais caros e concorridos do Brasil, é possível achar opções mais acessíveis para estudar Medicina. A Quero Bolsa, por exemplo, é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos da área da saúde. Confira algumas oportunidades:
Aproveite para conferir também algumas instituições de ensino superior parceiras da Quero Bolsa e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) abaixo:
Tags relacionadas:
MEDICINA
Nenhum comentário:
Postar um comentário