SAÚDE: COMPULSÃO ALIMENTAR: O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTO
Compulsão alimentar: o que é, sintomas e tratamento
A compulsão alimentar é um transtorno alimentar caracterizada pela vontade de comer em grandes quantidades e muito rápido, mesmo quando não se está com fome. Este transtorno geralmente resulta em ganho de peso excessivo e desenvolvimento de outros distúrbios psicológicos, como depressão ou bulimia.
A compulsão alimentar pode ser desencadeada por crises de ansiedade, problemas hormonais, dietas muito restritivas ou por grandes perdas emocionais, por exemplo.
Este transtorno tem cura, especialmente quando identificado e tratado logo no início. O tratamento para a compulsão alimentar envolve a realização de sessões de terapia e acompanhamento nutricional, além de poder ser também indicado pelo médico o uso de remédios, em alguns casos.
SINTOMAS DA COMPULSÃO ALIMENTAR
Os principais sintomas de compulsão alimentar são:
- Consumir grande quantidade de comida, mesmo que não se tenha fome;
- Sentimento de culpa após comer;
- Ter dificuldade em parar de comer;
- Comer alimentos estranhos como arroz cru, um pote de manteiga, feijão gelado com queijo e etc.;
- Comer muito rápido;
- Comer escondido;
- Prazer imensurável ao comer;
- Pouca preocupação com o excesso de peso;
- Sobrepeso ou obesidade, já que são consumidas mais calorias do que o corpo consegue gastar;
- Descontentamento com a imagem.
É possível que a pessoa com compulsão alimentar tenha também outras alterações psicológicas, como ansiedade, depressão ou bulimia, por exemplo.
Além disso, devido à alimentação descontrolada e pouco saudável, é comum também que existam outros problemas de saúde como problemas respiratórios, deficiências nutricionais, alterações cardiovasculares e diabetes, por exemplo.
QUAL MÉDICO CONSULTAR?
O médico mais indicado para identificar e tratar a compulsão alimentar é o endocrinologista, que irá fazer uma avaliação detalhada para determinar se pode ser consequência de algum alteração hormonal. No entanto, é comum que o tratamento possa também incluir uma equipe multidisciplinar com psicólogo e nutricionista.
Se acha que pode sofrer de compulsão alimentar, encontre um endocrinologista perto de você e comece a cuidar da sua saúde ainda hoje:
Fonte: TUA SAÚDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário