Teste do olhinho é primeiro passo para identificar doenças oculares
Após Tiago Leifert anunciar que filha de 2 anos tem câncer nos olhos, médicos explicam como prevenir e diagnosticar problemas
Casal Daiana Garbin e Tiago Leifert mostra Lua, após anunciar câncer nos olhos da filha
REPRODUÇÃO INSTAGRAM @TIAGOLEIFERTO teste do olhinho, conhecido como teste do reflexo vermelho, feito ainda na maternidade, até 72 horas de vida do bebê, é o primeiro exame que ajuda na detecção precoce de doenças oculares que podem afetar crianças.
Entre essas doenças está o retinoblastoma, um tipo raro de tumor intraocular maligno primário, ou câncer no olho, de origem genética, mais comum entre as crianças de até 5 anos. Ele tem origem em células da retina e pode afetar um olho (unilateral) ou os dois. A estimativa é que, por ano, cerca de 6.000 crianças no mundo sejam acometidas por essa doença.
O alerta foi dado neste domingo (30), em nota conjunta, assinada pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) e pela SBOP (Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica). No sábado (29), o casal de jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin anunciou que a filha Lua, de apenas 2 anos, tem a doença, e os dois fizeram um alerta aos pais.
“Lamentamos o ocorrido e nos colocamos de forma solidária ao lado desta família para ajudar no que for preciso. No entanto, nossas entidades entendem que a discussão sobre o assunto, que cresceu nas últimas horas, deve ser pautada por conhecimento fidedigno, com validade científica e relevante. Em momentos assim, lacunas de informação podem abrir espaço para distorções que impedem acesso à compreensão sobre como o retinoblastoma se manifesta, pode ser diagnosticado e deve ser tratado”, ressaltou o presidente do CBO, Cristiano Caixeta Umbelino.
Segundo ele, pais e responsáveis devem optar pelos cuidados de médicos especializados, como oftalmologistas, uma vez que tratamentos como 'self-healing' (autocura) ou prática de exercícios oculares “não têm comprovação científica e, portanto, não servem para curar o retinoblastoma ou qualquer outra doença que afeta o aparelho da visão”, como glaucoma, catarata, doenças retinianas, entre outras.
Alexandrepfilho Via R7 SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário