10 dicas de organização de livros de acordo com a sua personalidade
No último fim de semana, perguntamos aos nossos leitores do Facebook quantos livros, aproximadamente, eles tinham em casa. Os números variaram entre 20 a 5000, o que rendeu um bom papo sobre a importância de repassar o que já foi lido, guardar os favoritos e títulos que ainda estão na fila da leitura. “Livro é uma energia que precisa circular”, disse a leitora Jessica Tavares – que é totalmente a favor do empréstimo, doações e desapego dos objetos.
Aproveitamos, então, a oportunidade para falar sobre outro assunto muito importante: a organização de livros. Imagine só uma biblioteca com mais de 3000 exemplares, os quais você não faz ideia de onde estão clássicos da literatura, nem a sua coleção de obras da Agatha Christie, muito menos os títulos sobre política? Vamos nos prevenir da bagunça literária!
Por onde começar?
Cada um pode encontrar sua melhor forma de organização de livros. Principalmente, quem possui mais de 1000 exemplares em casa, é imprescindível otimizar a busca manual para quando desejarem ler, reler, emprestar… O que – jamais! – precisa ser um processo necessariamente chato. Muito pelo contrário. Pode ser simples, fácil e divertido. Separamos dicas com 10 possíveis categorias para organizar. Confira, sugira e compartilhe!
Lidos X não lidos
No post que fizemos, percebemos que, nas respostas dos leitores, algumas pessoas mencionaram o número de livros separando o que foi lido ou ainda não. Afinal, é comum comprarmos uma obra para ler “em um outro momento da vida”. O que pode facilitar a organização e localização nas estantes e prateleiras. Porém, esta categoria é mais funcional para quem não tem muitos títulos, pois, assim, fica mais fácil de encontrar o que você precisa.
Cores
Uma biblioteca dividida por cores é quase um sonho. Mas, convenhamos, talvez seja mais por uma questão de organização estética do que pela funcionalidade. Em contrapartida, às vezes conhecemos tão bem nossos livros que só pela cor da capa já sabemos quem escreveu e do que se trata. Então, para quem for encarar o desafio, boa sorte!
Ano
Essa categoria é ideal para quem é bom de memória e para quem é viciado em organização. Também tem grande utilidade para os acadêmicos, que sempre precisam saber as datas de publicação das obras literárias para as referências bibliográficas. Separar por ano pode dar um panorama de edições e lançamentos específicos.
Autores
Essa é, sem dúvidas, uma das formas mais práticas de organização. Fica muito mais fácil tanto de procurar quanto de encontrar, não é?!
Edições especiais
É comum encontrarmos edições de livros que são atualizadas com mudanças de projetos gráficos ou acréscimos de capítulos, mudança de texto no prefácio ou imagens. Ou até mesmo aqueles lançamentos de edições limitadas e exclusivas que merecem um lugar separado na sua estante. Por que não dedicar especial a elas, então?
Tamanho
Dependendo da temática, existem livros densos em conteúdo e peso. Os de fantasia ou de Medicina são exemplos clássicos disso. Alguns chegam a pesar mais de dois quilos de tantas páginas que têm. Nesses casos, precisamos ficar atentos para dois pontos importantes: I) quando forem muito pesados, é mais seguro organizar as obras em uma prateleira, estante ou suporte bem firme e resistente; II) geralmente, quando livros muito grandes, eles possuem capa dura. O que é perfeito para usar de uma forma que, além de ser decorativa, seja também funcional.
Autografados
Só quem é muito fã de um escritor ou de uma escritora sabe o que uma obra autografada representa. Tem muito sentimento envolvido! E, vamos admitir, não é todo livro que temos o privilégio de ter um autógrafo+ uma dedicatória, certo?! Sendo assim, vale a pena guardar com carinho.
Gênero literário
Assim como a categoria feita por autores, a separação por gênero literário também é ótima. E o melhor: você pode escolher suas categorias preferidas e identificar de forma criativa para facilitar a localização. Uma ala de poesia merece criatividade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário