A Acauã é um pássaro parecido com um gavião, e ocorre em várias regiões do Brasil. No Norte de Minas Gerais, acredita-se que quando ela canta está agourando alguém. A infeliz pessoa agourada, segundo a crença, não dura muito tempo.
O que se diz é que quando a “coã”, como é chamada na região, canta fatalmente alguém ali por perto morre no dia ou morrerá em breve.
Quem acredita no agouro da “coã”, não hesita em dizer nos velórios: "também, do jeito que tinha 'coã' cantando...”
Para quem não acredita, o argumento é forte. “Oras, quase todos os dias morre alguém, ‘coã’ cantando ou não”. Então ela é um pássaro que tem seu canto característico como qualquer outro. Pode concluir os que não acreditam na tal “coã”.
Verdade ou não quanto ao agouro do pobre pássaro, o certo é que como se diz lá pras bandas do Norte de Minas: “O feitiço está virando contra o feiticeiro”.
Em tempos em que os pássaros de belos cantos e muito admirados estão ameaçados, imagine para quem carrega a fama de ser agourenta e de ser tão odiada pelos sertanejos que acreditam em sua maldição?
Certo também é que quase não se ouve mais o canto da “coã” pelas matas daquela região. Estaria a pobre acauã passando de agourenta a agourada?
Nenhum comentário:
Postar um comentário