CURIOSIDADES SOBRE O CARNAVAL
Festejado mundialmente 47 dias antes da Páscoa, o Carnaval moderno é muito associado às religiões cristãs, por representar os últimos momentos que antecedem a Quaresma — período religioso de restrições alimentares e comportamentais que incluem não ingerir carne.
Mas suas origens (e desdobramentos) não têm relação com religião alguma. Atualmente, a festa é considerada secular e, além das capitais brasileiras mundialmente conhecidas pela folia, cidades como Nova Orleans (EUA), Veneza (Itália) e Santa Cruz de Tenerife (Espanha) também são famosas por seus carnavais.Saiba mais sobre a história do Carnaval:
1. Festival pagão
A origem do carnaval remonta ao Antigo Egito, quando festejos pagãos “expulsavam” o inverno e celebravam o início da primavera, com homenagem às divindades na expectativa de boas colheitas. Quando Alexandre, o Grande, conquistou o Egito, os gregos também adotaram o festival. Não demorou muito para que os romanos entrassem na folia, adaptando a festa para uma exaltação a Saturno, o deus da agricultura. Durante as festas, as escolas fechavam, os romanos dançavam livremente e os escravos eram soltos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário